top of page
Tamareiras

A Tamareira é uma árvore majestosa e produtiva que fornece um dos frutos mais antigos da humanidade: a tâmara. Com sua história rica e sua presença icônica em climas áridos e semiáridos, a tamareira é não apenas uma fonte de alimento, mas também um símbolo de resistência e prosperidade.

Espécie perene da família Arecaceae, possui um tronco solitário e estipe marcante, coberto por uma camada de fibras resistentes. Suas folhas, que se assemelham a penas, crescem a partir do topo da árvore, formando uma característica coroa de folhagem.

A Tamareira é uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras. Pelo fato de ser cultivada há milênios, a sua área natural de distribuição é desconhecida, mas seria originária dos oásis da zona desértica do norte de África, embora haja quem admita uma origem no sudoeste da Ásia. É uma palmeira de média dimensão, de 15 a 25 m de altura, por vezes surgindo em touceira, com vários espiques (caule da palmeira) partilhando o mesmo sistema radicular, mas em geral crescendo isolada.

As folhas são frondes pinadas, com até 3 m de comprimento, com pecíolo espinhoso e cerca de 150 folíolos. Cada folíolo tem cerca de 30 cm de comprimento e 2 cm de largura.

Uma das árvores frutíferas mais valorizadas no mundo todo é a Tamareira e por isso tem sido buscada para o plantio em ambientes abertos e públicos, como canteiros, bem como fachadas de casas e jardins.